História da Casa Legislativa

por Interlegis — última modificação 17/04/2019 23h32
História de instalação da Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé.

O Município de São Francisco do Guaporé foi instaurado em 27 de Dezembro de 1995, através da Lei Estadual nº.644, sancionada pelo então Governado do Estado de Rondônia Valdir Raupp de Matos, e com suas áreas desmembradas dos municípios de Costa Marques e Seringueiras.

Após as eleições de 03 de outubro de 1996, com a eleição dos primeiros eleitos, aconteceu a emancipação política do município de São Francisco do Guaporé no dia 1º de Janeiro de 1997, com a posse do primeiro Prefeito, da Vice-Prefeita e dos primeiros Vereadores.

A partir da posse dos primeiros Vereadores no dia 1º de Janeiro de 1997, o então eleito primeiro Presidente da Câmara Municipal, Vereador Augusto Rodrigues dos Santos, alugou um prédio na Avenida Brasil, esquina com a Rua Ronaldo Aragão, para ser sede do Poder Legislativo Municipal. Passados dez anos, a Câmara Municipal mudou-se de localização por quatro vezes, e em 2007 o então Presidente Sebastião Machado Neto, com ajuda do então Prefeito Abrão Paulino de Araújo, comprou o terreno para futura construção e instalação do Prédio próprio da Câmara Municipal. Passado alguns anos e varias tentativas dos Vereadores para conseguir recursos com parlamentares Estadual e Federal para construção do Prédio da Câmara, de 2011, o então novamente Presidente Sebastião Machado Neto conseguiu com o Deputado Estadual Lebrão, e o Senador Valdir Raupp de Matos, emendas parlamentares para iniciar a construção do sonho de se ter um prédio próprio.

Em 2012 começou a construção do Prédio próprio da Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé, sendo finalizada no mês de outubro, e em novembro, com o Presidente Sebastião Machado Neto, e pela quinta vez, a Câmara mudou-se de localização para o atual Prédio próprio, localizado na Rua Rondônia, nº.2811, Bairro Alto Alegre.

Fotos da Inauguração do atual Prédio da Câmara Municipal.