O Presidente da CMSFG Alan Francisco Siqueira, participou de reunião para buscar soluções para os idosos que vivem em situação de abandono.

por Gilson Paulino publicado 26/07/2022 10h31, última modificação 26/07/2022 10h31
O Presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé, Alan Francisco Siqueira, participou de reunião para buscar soluções para os nossos idosos que vivem em situação de abandono em nossas ruas.

O Presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé, Alan Francisco Siqueira, participou de uma reunião para discutir a situação dos idosos abandonados nas ruas de nossa cidade. A Reunião contou com a presença do Vice-Prefeito Jaime Robaina Fuentes, Secretária Municipal de Governo e Administração Bruna Kotarski, Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social Jane Costa Sato, e Diretor do Hospital Regional de São Francisco Luiz Ricardo de Mattos.

São muitos os casos de idosos em situação de abandono em nossas ruas, seja por falta de familiares ou até mesmo pelos familiares, e esse aumento não é só em nosso município, e a nível nacional.

A situação é muito grave e só tende a piorar. As pessoas não conseguem fazer um pé de meia para ter uma renda estável e segura depois que se aposentam, com isso, é natural que cresça o número de pessoas idosas que vivem sozinhas porque a população em geral está envelhecendo, e também alguns não querem dar trabalho a seus familiares ou os familiares não os querem em casa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, a população de idosos no País saltou 19,5%, de 25,4 milhões para mais de 30,2 milhões de pessoas. No mesmo período, o número de homens e mulheres com 60 anos ou mais nos albergues públicos cresceu 33%, de 45,8 mil para 60,8 mil. Se forem considerados também os alojamentos privados, a cifra sobe para 100 mil. O desamparo familiar cresce mais rápido que a expectativa de vida — e o País carece de um projeto para reforçar os cuidados prolongados e a assistência na velhice.

Mas pensando em nosso município e na nossa realidade, essa reunião teve como objetivo acharmos soluções para socorrermos os nossos idosos. A ideia e implantarmos em São Francisco do Guaporé, o “Centro de Convivência”.

O Centro de Convivência é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social para as pessoas acima de 60 anos.

A ideia foi discutida e vamos nos dedicar a esse projeto, onde temos certeza que ele terá um impacto extremamente positivo na vida de nossos idosos que estão em situação de abandono.